SAN

Defesas Civis dos estados do Codesul fazem reunião em Florianópolis com participação do governador Jorginho Mello

Nesta segunda-feira (13), uma reunião técnica do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) discutiu ações e estratégias para o trabalho em conjunto entre os estados para prevenir e dar respostas a desastres causados por fenômenos climáticos. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil em Florianópolis.

Foto: Eduardo Valente/ SECOM

A sugestão de criar um grupo de trabalho foi feita pelo governador Jorginho Mello durante um encontro com os governadores do Codesul na sede da Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília, em outubro deste ano. Desde 2016 o trabalho de integração das Defesas Civis não acontecia. O objetivo, segundo o governador Jorginho Mello, é trocar informações entre os órgãos de cada estado e garantir ajuda entre os entes federativos quando for necessário. “A ideia é montar uma estrutura para que os estados do Codesul possam se ajudar quando houver algum tipo de evento climático extremo. Criar protocolos de ações é fundamental para salvar vidas e salvar patrimônios. Esse grupo será muito importante para fortalecer as nossas Defesas Civis”, disse ele.

Participaram do encontro representantes da Defesa Civil do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além dos secretários do Codesul Orlando Pessuti (PR), Magda Correa (MS) e Vânia Franco (SC), que organizou o evento, e ainda o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina Coronel Fabiano de Souza e a secretária adjunta da SAN Lourdes Martini. Ela que é também secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina. “O governador Jorginho Mello pediu que a gente organizasse essa agenda e retomasse esse grupo que estava parado desde 2016. Nosso estado já é exemplo nacional quando o assunto é Defesa Civil e essa troca de experiências é fundamental para uma resposta mais eficiente a essas catástrofes”, afirmou a secretária Vânia Franco.

Durante a agenda nessa segunda, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de SC, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, apresentou a estrutura da Defesa Civil catarinense e falou sobre o trabalho realizado pelos profissionais do órgão. “Essa união dos estados é fundamental para a troca de experiência entre as defesas civis. Temos as questões que envolvem as chuvas aqui no Sul do Brasil e a seca e queimadas no Mato Grosso do Sul. A vivência de cada estado pode contribuir para que a gente defina estratégias para minimizar os impactos”, reforçou Coronel Armando.

A Defesa Civil catarinense submeteu à apreciação aos quatro estados uma metodologia de trabalho de forma setorizada. Além disso, as propostas terão medidas de curto, médio e longo prazo e serão apresentadas em um único documento para os governadores dos quatro estados integrantes do Codesul. A expectativa para envio do documento é início de 2024.

A intenção desse grupo de trabalho do Codesul é criar uma agenda de encontros com os representantes das Defesas Civis. Ficou acordado na reunião que até a próxima sexta-feira, dia 17, cada estado deve enviar suas propostas sobre a estrutura do grupo. E na outra semana, 24 de novembro, já está marcada uma nova reunião com representantes dos quatro estados, dessa vez, virtual. Rio grande do sul, que preside o Codesul, será também responsável por coordenador o Grupo de Trabalho. Há a expectativa de que o cronograma de reuniões seja elaborado até a próxima semana.

A sugestão é de que sejam dois subgrupos: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros; e Meio Ambiente;

* com informações Agência de Notícias Gov. SC