Mais de R$ 2 milhões para Santa Catarina prevenir a Influenza Aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a liberação de mais de R$ 2 milhões para atender emergências zoosanitárias de Santa Catarina e evitar a proliferação do vírus Influenza aviária HSN1. Foram empenhadas duas parcelas, uma no valor de R$ 1.639.395,00 e outra de R$ 414.169,65.  A publicação foi na sexta-feira, 15/09.

A pedido da presidente da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento de Santa Catarina), Celles Regina de Matos, a Secretaria de Articulação Nacional (SAN/SC) agendou e participou diretamente de duas reuniões no Ministério da Agricultura atuando ativamente para que fossem liberados esses recursos.

A partir da Medida Provisória (MP 1.186), publicada no Diário Oficial em 12/09, a União poderá doar materiais, equipamentos e insumos considerados indispensáveis para o enfrentamento de emergência zoossanitária a órgãos e entidades federais, estaduais, distritais e municipais.

A MP também autoriza o Ministério da Agricultura a custear despesas de deslocamento de servidores que atuarem em operações de defesa agropecuária, além de incluir na possibilidade de contratação de excepcional que prescinde de processo seletivo.