Governo Federal autoriza mais de 5,5 milhões de reais anuais permanentes para seis hospitais catarinenses

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8) três portarias do Ministério da Saúde que destinam mais de 5,5 milhões de reais para seis hospitais de Santa Catarina. A ação é resultado do trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde e Articulação Nacional. A SAN é sediada em Brasília-DF e acompanha de maneira contínua com a equipe técnica do Ministério da Saúde o andamento dos pedidos de liberação de portarias.

A portaria 554 destina quase 395mil reais anuais para o Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul. Essa verba deve ser usada para habilitação de leitos de UTI. A mesma portaria também destina mais de 605 mil anuais para o Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí. A instituição vai usar o valor para leitos de UTI pediátrica e para a Urgência.

A portaria 568, também publicada nesta segunda-feira (8), destina mais de 872 mil reais por ano para a área de Cardiologia do Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê. O processo aprovado agora estava em negociação no Ministério da Saúde desde 2017.

Já a portaria 571 beneficia com quase 2 milhões de reais anuais o Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo, de Araranguá. O valor será investido em UTI Neonatal, Cuidados Intermediários Neonatais, e ainda Cuidados Intermediários Infantil. A mesma portaria disponibiliza ainda mais de 788 mil reais para o Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul, para as mesmas áreas. E ainda mais de 925 mil por ano para a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville.

É importante ressaltar que esse valor anual é permanente. Todos os meses o Governo Federal vai depositar de maneira parcelada até chegar no montante anual.