Home arrow Not√≠cias arrow Obras de implanta√ß√£o e expans√£o da rede de esgotos s√£o revisadas no Minist√©rio do Planejamento
Home
A Secretaria
Secret√°rio
Orçamento da União
Di√°rio Oficial da Uni√£o
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Obras de implantação e expansão da rede de esgotos são revisadas no Ministério do Planejamento
‚Äč‚Äč‚Äčdsc_0692Brasília (Publicado em 29/10/2018) - Os engenheiros da Companhia Catarinense de Águas de Saneamento (CASAN) apresentaram, no dia 9 de agosto, no Ministério do Planejamento, a revisão do Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina. Estiveram presentes os coordenadores da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), financiador do programa em conjunto com a Casan, assinado em 31 de março de 2010.

As obras do contrato orçado em R$ 404 milhões iniciaram em 2012 contemplando projetos de implantação e expansão da rede de esgotos nos municípios de Florianópolis, Balneário Barra do Sul, Penha, Piçarras e Bombinhas. A licitação internacional da Casan  definiu o Consórcio CatarinaSan, atualmente constituído por uma empresa japonesa e outra brasileira.

A maior parte dos investimentos é aplicada em Florianópolis na região central da cidade, como nos bairros Ingleses e Saco Grande. O engenheiro geral da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Casan, Fábio Krieger, explanou todas as fases atuais da obras e ressaltou os desafios para que os trabalhos sejam todos executados até 30 junho de 2021, prazo final do contrato. 

dsc_0702Para a secretaria de Assuntos Internacionais, Necy Yonamine, e o coordenador-geral do Planejamento, Orçamento e Gestão da Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), Marcelo de Paula, são obras necessárias para o desenvolvimento de Santa Catarina e que precisam ser tratadas como prioridades. Ambos pediram atenção aos pontos mais delicados. “Estamos tranquilos em relação à administração das obas, mas o andamento tem que ser acelerado para respeitarmos o prazo”, destacaram. 

Benefícios 

Entre os benefícios das obras está à melhoria da saúde da população e a redução dos recursos aplicados no tratamento de doenças, redução dos níveis de poluição do meio ambiente, especialmente dos mananciais de águas superficiais e subterrâneas. Além disso, as obras reduzem os custos no tratamento de água para abastecimento que seriam ocasionados pela população dos mananciais, dentre outras melhorias.

‚ÄčDouglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista - Secretaria de Articulação Nacional ‚Äč‚Äč
 
< Anterior   Pr√≥ximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endere√ßo de e-mail est√° sendo protegido de spam, voc√™ precisa de Javascript habilitado para v√™-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source