SAN

Santa Catarina e República Dominicana retomam conversas sobre acordo de cooperação em áreas como Turismo e Segurança Pública

Foi realizada mais uma rodada de conversas sobre um possível Memorando de Entendimentos nesta quarta-feira (3) entre Santa Catarina e República Dominicana. A reunião foi na Embaixada do país, em Brasília. A secretária de Articulação Nacional de Santa Catarina Vânia Franco e a secretária adjunta de Turismo Catiane Seif estiveram com a embaixadora dominicana Patrícia Villegas e a Conselheira do Turismo da Embaixada Rosanna Polanco. A ideia é de que o documento aponte as diretrizes da cooperação nas áreas do Turismo, Segurança Pública, Sáude, Comércio, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Direitos Humanos e Cultura.


“O governador Jorginho Mello determinou que a gente traga conhecimento aos catarinenses, e foi aberta essa possibilidade com a embaixadora Patrícia Villegas no fim do ano passado. Eu levei a informação para o governador que gostou da ideia e apoiou esse intercâmbio, principalmente na área do Turismo, que hoje representa grande parte da economia catarinense. E o know-how da República Dominicana nessa área é enorme, a gente tem muito interesse em aprender com eles para que o turista em Santa Catarina seja tratado ainda melhor”, disse a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco.

A secretária adjunta do Turismo Catiane Seif acredita que é possível também trazer o turista de República Dominicana para Santa Catarina “agora que temos um voo direto para o Panamá, que fica a cerca de 40 minutos de avião da República Dominicana, fica muito mais fácil. Se a gente conseguir uma parceria com a República Dominicana para divulgarmos Santa Catarina, mais turistas virão pra cá e vão movimentar ainda mais nossa economia”, afirmou.

Segundo a embaixadora Patrícia Villegas centenas de dominicanos vivem em Santa Catarina, e muitos vieram para trabalhar na rede hoteleira. E é exatamente no tratamento com o turista que Santa Catarina pode conseguir fidelizar o visitante “Quando uma pessoa quer voltar é porque foi bem tratada naquele lugar. E a gente sabe que o boca a boca é importantíssimo. Então além de trazer o visitante, tratá-lo bem é essencial, para que ele não só retorne, como indique Santa Catarina. E a República Dominicana é especialista nessa cultura de tratar bem o turista”.

Em contrapartida a República Dominicana tem interesse principalmente na área de Segurança Pública de Santa Catarina, reconhecido o Estado mais seguro do país. A ideia é que autoridades do setor venham ao estado para trocar informações com nossas autoridades.

A expectativa é de que o vice-ministro de Relações Bilaterais Jose Júlio Gomez da República Dominicana faça uma visita oficial a Santa Catarina no fim de Junho deste ano, e que o acordo seja assinado nessa ocasião com o governador Jorginho Mello.