Home arrow Notícias arrow Novo modelo de Ensino Médio é apresentado em Brasília
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Novo modelo de Ensino Médio é apresentado em Brasília

mec_lourdes_edtBrasília (06/09/117) – Nesta quarta-feira, 6, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, juntamente com a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marine Pacheco, secretária adjunta de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, e representantes dos parceiros da SED,  Itaú BBA e Federação das Indústrias e Comércio de SC (Fiesc), participaram de reuniões no Ministério da Educação (MEC) e Banco Interamericano de Desenvolvimento  (BID).

No MEC, foi apresentado o novo modelo de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) para a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), Eline Nascimento. O modelo foi implantado em quatro escolas catarinenses com sete turmas e 177 alunos nos municípios de Concórdia, Dionísio Cerqueira, Laguna e São Miguel do Oeste. O curso tem matriz completamente integrada entre ensino técnico e médio regular evitando a sobreposição de conhecimento. Também é inovador na carga horária que se aproxima da proposição da nova legislação do ensino médio, que fomenta ensino técnico profissional como uma das trajetórias a serem escolhidas pelos alunos.

Com a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, a pauta foi a transferência do Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Guaramirim para o IFSC. Um relatório sobre as reais necessidades do IFSC será produzido e entregue para Eline para oficialização do MEC. Deschamps aproveitou a oportunidade para convidar a secretária Eline para ir a Santa Catarina. "Temos os Cedups de Guaramirim, Timbó e Mafra em fase de finalização e vamos entregar a comunidade nos próximos meses. Estamos articulando as parcerias e a oferta", destacou o secretário. Conforme os presente, o CEDUP de Rio do Sul também está sem fase de transferência para a rede federal.

bid_edtLogo em seguira, a comitiva catarinense se dirigiu ao BID, onde a pauta foi o financiamento do projeto da reformulação da política do Ensino Médio em Santa Catarina. Uma nova proposta para formação de professores, seguindo o modelo aplicado na Finlândia está sendo trabalhado, articulando as diferentes redes que ofertam ensino técnico profissional no Estado.

Texto: Edinéia Rauta – SED/SC

Foto: Fernanda Rodrigues – SAN/SC

 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900 - FAX: (61) 3101-0933 - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source