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Prefeitura de Joinville assina contrato com o BID

bid_edtBrasília (01/08/17) - A Prefeitura de Joinville assinou nesta terça-feira, 1, o contrato de financiamento no valor de US$ 70 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A assinatura ocorreu na representação do BID em Brasília e contou com a presença do prefeito Udo Döhler, secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, deputado federal Mauro Mariani, procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto e o chefe de operações do BID no Brasil Félix Prieto.

O valor é parte do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville, que tem custo total de US$ 140 milhões. Os outros US$ 70 milhões serão financiados com recursos da contrapartida local do município. “É o maior contrato externado firmado entre as 295 prefeituras de Santa Catarina e nossa equipe trabalhou arduamente em Brasília para viabilizar esta liberação”, expressou o secretário Acélio.

O objetivo do projeto, que será executado em cinco anos, é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de ações de mitigação de riscos de inundações, de ampliação do acesso aos serviços de saneamento e de preservação dos mananciais.

Os recursos serão usados para obras de macrodrenagem no Rio Itaum-Açu (bacia do Rio Cachoeira), microdrenagem e pavimentação das respectivas vias; e projeto, construção de redes de microdrenagem no bairro Vila Nova (bacia do Rio Piraí) e pavimentação de suas respectivas vias. “Estamos feliz pela operação, mas mais pelo alcance que ela proporcionará. Irá livrar a cidade do pesadelo das inundações que acompanham o município desde 1951”, salientou o prefeito.

O investimento inclui ainda saneamento urbano com, aproximadamente, 57 mil metros de redes de esgotamento sanitário, 5.600 conexões de esgotos e uma estação elevatória, que conduzirá o esgoto coletado à estação de tratamento de efluentes (ETE) Jarivatuba. Também será instalado o Parque Piraí, espécie de balneário, com ciclovias e quadras desportivas.

As ações serão coordenadas por meio da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP). Para a execução do Projeto, a SAP atuará por meio da Unidade de Coordenação do Projeto (UCP), que será responsável pela coordenação geral e por sua efetiva execução, atuando como órgão de interlocução entre o município, o Banco, e as demais entidades participantes do projeto. A UCP realizará o planejamento, a gestão administrativa e financeira, o acompanhamento técnico, a fiscalização e a avaliação das atividades. “Estamos muito contentes em assinar esta operação, pois o impacto do projeto e os benefícios econômicos, sociais e ambientais são significativos”, finalizou Prieto.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Joinville

 
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