SAN

SAN recebe embaixadores e representantes das universidades comunitárias para construção de uma agenda comum

A Secretaria de Articulação Nacional (SAN) realizou na nesta quarta-feira (04/10) um café da manhã com representantes das embaixadas de Israel e o Reino do Bahrein, a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e instituições de ensino superior de Santa Catarina (Acafe) e do Rio Grande do Sul (Comung). A finalidade é a construção de uma agenda comum das universidades comunitárias com estes países.

Os representantes das embaixadas fizeram uma exposição com informações sobre como funciona a educação superior nestes países. O ponto mais destacado, tanto por Israel e Bahrein, foi a ênfase em pesquisa e inovação que resulta no fomento e na forte relação entre as academias, a indústria e institutos de tecnologia. “Toda universidade está conectada com uma grande empresa que transforma a pesquisa em realidade”, explicou o Vice-chefe da Missão Diplomática de Israel no Brasil, Yonatan Gonen.
Bahrein destacou a diversidade nas universidades como um fator positivo com a grande quantidade de alunos estrangeiros – o fato da língua oficial ser o inglês é um grande atrativo para outros países. “Um dos fatores mais importantes é desenvolver nos estudantes as qualidades interpessoais, como nutrir bons relacionamentos e relações positivas”, complementou o Conselheiro da Embaixada, Fahad Mohamed Alfaihani.

Ascom / Abruc

“Nossas instituições representam a interlocução internacional, temos interesse em realizar parceria com todos aqui presentes e com demais países”, complementou o presidente da Abruc, Cláudio Jacoski, presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc).
A secretária de Articulação Vânia Franco, idealizadora do evento, considerou o encontro muito positivo. “Nosso governador Jorginho Mello tem um olhar diferenciado para a educação superior, nós somos a representação do estado e estamos sempre de portas abertas para contribuir com a educação de Santa Catarina”, destacou.

A secretária Vânia lembrou ainda que de 21 a 30 de outubro acompanhará o governador Jorginho Mello em uma missão oficial aos Emirados Árabes, incluindo o Reino do Bahrein.
Ainda participaram do evento o presidente da Comung (Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul), Rafael Henn; e o vice-presidente do Sistema Acafe, Kaio Amarante; e demais representantes das instituições de nível superior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Ascom / Abruc