A pedido de Santa Catarina, governo federal irá rever calendário para plantio de soja

Uma nota técnica foi encaminhada ao Ministério da Agricultura pela Secretaria da Agricultura e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (CIDASC) solicitando a revisão imediata do calendário para o plantio de soja no estado. Atendendo a solicitação de Santa Catarina, o Ministério da Agricultura concordou em alterar os prazos.

A Secretaria de Articulação (SAN) acompanhou todo o processo de negociação. Em Brasília, a Secretária Vânia Franco participou, junto com representantes do Fórum Parlamentar Catarinense de uma reunião na quinta-feira (24) com o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

“O secretário foi muito atencioso e sinalizou positivamente ao pedido de Santa Catarina. Um novo calendário será publicado nos próximos dias pelo ministro Carlos Fávaro”, detalhou Vânia.

Em julho, por meio de portaria, o ministério da Agricultura delimitou um prazo de 100 dias para a semeadura de soja em todo o país. Até então, os produtores tinham 140 dias para o plantio.
De acordo com a alteração, a data limite para plantar soja em território catarinense foi estipulada em 29 de dezembro. Antes dessa mudança, os produtores podiam fazer a semeadura até o dia 10 de fevereiro.
A proposta da CIDASC prevê regionalização da semeadura. A nova medida servirá para controlar a incidência de ferrugem asiática sem prejudicar o planejamento do plantio em Santa Catarina.