Em reunião do Codesul com organizações sul-americanas, secretária de Santa Catarina Vânia Franco defende união das entidades parceiras

A Secretária de Articulação Nacional e secretária de Santa Catarina no Codesul, Vânia Franco, participou na quinta-feira, 31, da reunião do Codesul com organizações parceiras nacionais e internacionais como Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul).

Durante o encontro, realizado na Expointer, no município de Esteio (RS), cada uma das entidades relatou as atividades que estão desenvolvendo e sugestões de ações conjuntas, como a cooperação nas fronteiras entre os países e a geração de energia limpa a partir do lixo dos grandes centros urbanos.

A secretária Vânia Franco fez questão de destacar que esse trabalho de aproximação entre as entidades “é extremamente importante, pois somos estados diferenciados, mas temos problemas e precisamos nos unir, seja para tratar sobre a reforma tributária, a questão das fronteiras, saúde, entre outros. Saímos daqui com um caminho para traçar uma próxima reunião”, enfatizou.

Para a secretária-executiva do Codesul, Micheli Petry, “todos saíram do encontro convictos sobre dar prosseguimento ao trabalho hoje iniciado, pois temos objetivos e particularidades em comum. Em breve vamos chamar novamente uma reunião de trabalho para a definição de metas e ações de trabalho concretas”, afirmou.

Também participaram da reunião Caio Tibério da Rocha, consultor Internacional do IICA; Mariano Fernandez, secretário Executivo da ZICOSUR (online); Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil; deputado Lissauer Vieira, presidente da Representação Brasileira na UPM; Flavio Monteiro, diretor de Articulação Política da UPM e coordenador da Representação Brasileira; Georgio Passos, deputado estadual de Sergipe e representando a presidência da UPM; e a secretária-adjunta da Secretaria de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini.

O Codesul foi criado na década de 1960 e é formado pelos quatro estados do sul do Brasil: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O foco do conselho, que tem na sua estrutura o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), é o fortalecimento do desenvolvimento regional.