SAN

Em reunião no Ministério da Saúde, SAN e SES solicitam agilidade na renovação da frota do SAMU de Santa Catarina

A Secretaria de Articulação Nacional (SAN) e representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) participaram nesta sexta-feira (18) de uma reunião no Ministério da Saúde para tratar dos processos de habilitação e renovação da frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que hoje apresenta um déficit de 61 ambulâncias.

De acordo com o Diretor de Atenção Pré-Hospitalar (APH) de SES, Dionísio Medeiros, a frota de Santa Catarina hoje é de  124 ambulâncias  e mais 30 de reserva técnica na ativa. “É um número muito reduzido, o estado e os municípios estão trabalhando no limite, nosso déficit é de 61 mas precisamos de 25 carros o mais urgente possível, o Ministério precisa nos passar uma posição”, enfatizou Dionísio.

De acordo com Munik Pereira Teixeira, consultora técnica da Coordenação geral de Urgência e Emergência, os pedidos de  Santa Catarina não foram analisados ainda. “Vamos seguir uma ordem de priorização e dentro de duas semanas o Ministério terá uma posição sobre os pedidos de Santa Catarina. Vamos checar com o logístico o que pode sair de imediato e o que pode sair para o próximo ano”.

Além dos processos de habilitação e renovação da frota do SAMU, Santa Catarina ainda tem pedidos relacionados as centrais de regulação, das unidades básicas do SAMU e das unidades móveis e aeromédicas.

Ainda participaram da reunião representando a SES o Superintendente de Urgência e Emergência da SES, Marcos Antônio Fonseca, e a assessora técnica, Meire Amaral, todos por meio virtual. A SAN foi representada pela assessora de Projetos, Cleusa Fritzen.

 “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Articulação Nacional (SAN) sempre realizam um trabalho conjunto de  acompanhamento com a equipe técnica do Ministério da Saúde. A saúde de Santa Catarina em primeiro lugar”, lembra a secretária de Articulação Vânia Franco.