SAN

Presidente do Porto de São Francisco do Sul e Articulação Nacional se reúnem com Ministério dos Transportes para discutir prorrogação de contrato de concessionária

O presidente do Porto de São Francisco do Sul Cleverton Vieira e a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco se reuniram nesta terça-feira (8), com a secretária Nacional de Transporte Ferroviário, do Ministério dos Transportes (MT), Maryane Figueiredo, para discutir o Contorno Ferroviário de São Francisco do Sul.

O principal questionamento é se o edital seria publicado ainda esse ano para a retomada das obras. A resposta foi positiva pelo lado do Ministério, que ressaltou que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está acompanhando o processo. “É importante termos essa informação. Principalmente como sinalização para a cidade e também o mercado”, afirmou o presidente do Porto Cleverton Vieira.

 O segundo e o principal assunto abordado na reunião foi a possível renovação de contrato antecipada com a Concessionária Rumo, responsável pela malha Sul ferroviária. O contrato original venceria em 2027. Mas, o Governo anterior já teria recebido de maneira formal o pedido de renovação por parte da empresa, que está em andamento. Entretanto, ainda são necessários alguns estudos que a Rumo não encaminhou ao Ministério.

“O interesse do Porto de São Francisco do Sul e do governador de Santa Catarina Jorginho Mello em saber mais sobre esse possível novo contrato, é a possibilidade de adicionar no documento itens importantes no que diz respeito à Infraestrutura do local”, afirmou a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco.

Participaram do encontro também Gustavo Gomes, diretor de Ortogas Ferroviárias e Leandro Vargas, coordenador dessa diretoria, ambos do MT. Pelo Porto de São Francisco do Sul ainda esteve presente Guilherme Medeiros, gerente de Infraestrutura.