SAN se reúne com representações dos estados que integram o Codesul para debater Reforma Tributária

A Secretaria de Articulação Nacional (SAN) participou na manhã desta quarta-feira (28/06) de uma reunião realizada no Escritório de Representação do Rio Grande do Sul com o objetivo de debater a Reforma Tributária, uma prévia do encontro do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) entre os governadores e as respectivas bancadas que deve ser realizado na próxima terça-feira (04/07) às 19h30 no B Hotel, em Brasília.

A discussão entre os representantes dos estados do Sul e do Sudeste foi focada no Fundo de Desenvolvimento Regional para os estados. O entendimento do Codesul é de que as duas regiões poderiam ser mais beneficiadas no que diz respeito aos critérios para a divisão dos recursos. Também foi discutida uma possível criação de um Fundo Constitucional para Desenvolvimento da Região Sul.

No encontro ainda ficou definido que as representações devem confirmar a presença dos parlamentares de suas bancadas no evento do dia 4 de julho, no caso de Santa Catarina são 19 (16 deputados e 3 senadores). Se todas as bancadas dos estados integrantes do Codesul confirmarem presença,  264 parlamentares estarão presente.

A reunião desta quarta-feira (28/06) contou com a presença da anfitriã Patricia Kotlinski e dos representantes do Rio Janeiro Edmilson Suassuna, do Espírito Santo Erfen Ribeiro, de São Paulo Mariana Amantéa, de Minas Gerais, Bruno Ornelas, do Paraná Rubens Bueno e de Santa Catarina, a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco. Além dos representantes dos estados do Sul e do Sudeste, também esteve presente a secretária do Codesul Micheli Petry.

Além da Reforma Tributária e do Fundo de Desenvolvimento Regional para os estados, as representações também entraram em um acordo para antecipar a reunião com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR),  Waldez Góes.

O encontro, antes marcado para sexta-feira (7), foi antecipado para terça-feira (4), às 11h no próprio Ministério. A ideia é aproveitar a presença dos governadores na capital federal para debater com o ministro as “faixas de fronteira”, consideradas fundamentais para a defesa do território nacional,  e  a”Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)”.