SAN

Governador e bancada federal se reúnem com ministro da Pesca para debater safra da tainha

O governador Jorginho Mello, a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, o secretário da Aquicultura e Pesca Tiago Frigo, a presidente do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) Sheila Meirelles, o procurador-geral do Estado Márcio Vicari, e o Fórum Parlamentar Catarinense estiveram reunidos com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, nesta terça-feira, 11, em Brasília, para debater a portaria ministerial que proibiu a pesca industrial da tainha na safra de 2023. Foi pedida a revisão da medida.

Foto: Eduardo Valente / SECOM

Com a presença de técnicos da pasta e representantes do setor pesqueiro, o governador e os parlamentares frisaram que a medida traz impactos sociais e financeiros incalculáveis para o estado.

“Pedimos ao ministro, de forma integrada com a bancada, que é o para-choque do Estado, para que nós possamos construir uma nova medida, dialogando com Santa Catarina, pois nós representamos uma potência na pesca, em especial na pesca da tainha, que é um patrimônio cultural. O ministro nos recebeu, nos ouviu e esperamos que nosso pedido seja atendido” destacou o governador. Na reunião, o ministro André de Paula disse que vai analisar junto ao Ministério do Meio Ambiente a possibilidade de rever a portaria.

Foto: Eduardo Valente / SECOM

A medida afeta diretamente o setor pesqueiro industrial do estado, que ficou impedido de da prática em águas catarinenses neste ano. Já a pesca artesanal da tainha ficará limitada em apenas 460 toneladas.