SAN

Governo lança edital para construção da VIAMAR, a maior obra rodoviária da história de SC, e novos caminhões do CBMSC chegam aos quartéis

O governador Jorginho Mello lançou na quarta-feira, 24, o edital para licitação das obras do primeiro lote da VIAMAR – a maior obra rodoviária da história de Santa Catarina, que conectará a Grande Florianópolis à região Norte do Estado. O trecho inicial, correspondente ao lote 4, tem 25,7 quilômetros de extensão entre a SC-486, em Itajaí, e a SC-414, entre Luiz Alves e Navegantes, com investimento previsto de aproximadamente R$ 2,2 bilhões. A secretária de Articulação Nacional e do Codesul/SC, Vânia Franco, e a adjunta, Lourdes Coradi Martini, participaram das solenidades.

“É um dia histórico. Nós estamos dando hoje início a um novo tempo em Santa Catarina. A VIAMAR vem pra desafogar toda essa região que não aguenta mais depender da BR-101. Nossa população merece respeito, quem produz no nosso estado merece respeito. E respeito é ter por onde circular com segurança, é ter por onde escoar a produção de maneira rápida, ágil e sem filas gigantescas”, afirmou o governador Jorginho Mello.

O segmento contará com quatro pontes, quatro viadutos e três obras de contenção, em um trecho que cruza a BR-470 e a SC-412, Rodovia Jorge Lacerda. Com o lançamento do edital, tem início o prazo de 90 dias para o recebimento de propostas e posterior definição da empresa vencedora.

“Hoje é um grande dia para Santa Catarina para comemorar em Santa Catarina, um momento histórico. A obra da VIAMAR significa desenvolvimento para Santa Catarina”, destacou a secretária Vânia Franco. (Texto: Christiano Vasconcellos | Secom)

Novos caminhões do Corpo de Bombeiros

Também na quarta-feira, 24, o governador Jorginho Mello, marcou o início de uma nova etapa para o Corpo de Bombeiros. Após a incorporação oficial à frota, as 56 novas viaturas começam a ser destinadas aos municípios catarinenses, ampliando a capacidade de resposta em ocorrências de incêndio, resgate e salvamento.

Ao todo, foram distribuídos 42 Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e 14 Auto Tanques (AT), alcançando unidades do Extremo Oeste ao Litoral, da Serra ao Sul do estado.Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a distribuição foi planejada com base em critérios técnicos, considerando a idade das viaturas atuais, a demanda operacional das regiões e o crescimento das cidades atendidas.

“Cada caminhão entregue representa mais segurança para a população e melhores condições de trabalho para nossos bombeiros”, destaca o comandante-geral.O investimento faz parte do plano de modernização do CBMSC, que já resultou na aquisição de centenas de novas viaturas nos últimos anos.

“Com a entrega dos 56 caminhões, estamos renovando a frota de forma estratégica para garantir que os quartéis tenham equipamentos modernos, confiáveis e preparados para responder às emergências com mais rapidez e eficiência”, finaliza a secretária Vânia Franco. (Texto: Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina)