Após reunião do GT de Ferrovias na SAN, Codesul entrega ao Ministério dos Transportes propostas para Malha Sul
A situação da malha ferroviária nos estados do Codesul (formado por Santa Catarina; Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) foi tema de uma série de reuniões realizadas em Brasília essa semana.
Durante a manhã, os integrantes do GT de Ferrovias do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e representantes dos quatro estados reuniram-se na terça-feira, 9, na sede da Secretaria de Articulação Nacional em Brasília.
Eles debateram a forma como serão feitas as indenizações da atual concessionária; analisaram as considerações do Codesul que serão apresentadas sobre o plano de concessões ferroviárias e as sugestões sobre a estrutura proposta no plano quanto a Malha Sul visando a integração modal entre os estados do Codesul.
“O objetivo do Codesul é fortalecer a pauta ferroviária no Sul do Brasil, buscando maior integração entre os estados, ampliar a malha existente (como a Malha Sul), além de defender a criação de novos trechos, como por exemplo, a Ferrosul”, disse a secretária de Articulação Nacional e do Codesul/SC, Vânia Franco, anfitriã da reunião realizada na sede da SAN.
No período da tarde, o grupo seguiu para o Ministério dos Transportes para apresentar um documento técnico com análise detalhada da Malha Sul e propostas para garantir um modelo ferroviário integrado, eficiente e competitivo.
O documento do Codesul reconhece avanços da Política Nacional de Outorgas, mas alerta para riscos da fragmentação da Malha Sul em três concessões. Também aponta gargalos críticos nos três estados e destaca a necessidade de uma concessão unificada para assegurar escala, continuidade operacional e atratividade de investimentos.
A entrega ocorreu em audiência com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, seguida de reunião com deputados das bancadas federais dos estados.
O GT de Ferrovias do Codesul tem se reunido com bancadas federais e representantes do governo para fortalecer a pauta ferroviária no Sul do Brasil e ampliar a capacidade logística integrada.
Ele foi criado em julho de 2025 a pedido dos quatro governadores do Codesul e desde então vem articulando e promovendo ações conjuntas entre os estados-membros.