SAN

Edit Content

Você está em
Secretaria Executiva de Articulação Nacional

SAN e CODESUL participam do COMAC 2025 e destacam integração regional e papel estratégico da Articulação Nacional

A secretária de Articulação Nacional e do CODESUL/SC, Vânia Franco, e a secretária adjunta, Lourdes Coradi Martini, participaram do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC/SC 2025), realizado em Balneário Camboriú, e reafirmaram o compromisso das duas instituições com a integração, desenvolvimento, sustentabilidade e representatividade de Santa Catarina na capital federal.

Representando os quatro estados que integram o CODESUL (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Su), as secretárias Vânia Franco (SC) e Magda Correa (MS) apresentaram os avanços institucionais e apontaram os caminhos para o futuro da região no contexto nacional e internacional juntamente com o Procurador Chefe da Procuradoria Especial em Brasília, Fernando Filgueiras, e o Diretor da Secretaria de Planejamento do Paraná, Orlando Chiqueto Rodrigues.


Abrindo as apresentações, a secretária Vânia Franco destacou a importância histórica do Conselho, criado em 1961. “O CODESUL, por meio do BRDE, é um instrumento essencial de fomento, que apoia projetos, promove financiamentos e constrói pontes entre os governos e a inovação”, afirmou.
Além de reforçar o papel do BRDE como braço financeiro e técnico, a secretária destacou a implantação dos projetos do Visão Regional 2040, o avanço nos sistemas de monitoramento ambiental e a ampliação das ações de integração regional e internacional.

Secretaria de Articulação Nacional

Já a Secretária adjunta da Secretaria de Articulação Nacional de Santa Catarina (SAN), Lourdes Coradi Martini, destacou em sua palestra o papel estratégico da Secretaria de Articulação Nacional, que atua como ponte entre o Governo do Estado, o Executivo, o Congresso Nacional, órgãos de controle e organismos internacionais.


Criada em 1975, a SAN completa em 2025 50 anos de atuação em Brasília, consolidando-se como referência no suporte ao governador, secretários de Estado, prefeitos, entidades e cidadãos catarinenses.
A Secretária Adjunta ressaltou que a SAN realiza, em média, 4 mil atendimentos anuais, incluindo o acompanhamento de pautas prioritárias em ministérios, Congresso e Supremo Tribunal Federal, além da formulação de documentos, apoio em processos de habilitação e certificação, e agendamento de audiências com órgãos estratégicos.


“Nosso trabalho é garantir que as demandas do estado sejam ouvidas e atendidas em Brasília, fortalecendo municípios, associações e consórcios”, afirmou Lourdes Martini.
A participação da Secretaria de Articulação Nacional e do CODESUL/SC no COMAC/SC 2025 reforça o compromisso do Governo do Estado em manter diálogo federativo constante e ampliar a representatividade de Santa Catarina em nível nacional e internacional.