SAN

Secretária Vânia participa da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Clima dos estados do Codesul

A secretária de Articulação Nacional (SAN) e secretária do Codesul de Santa Catarina, Vânia Franco, participou da primeira reunião nesta segunda-feira (30) do Grupo de Trabalho (GT) do Clima, criado pelos quatro governadores do Codesul no encontro do último dia 10 de outubro.

Participaram ainda representantes das secretarias de estado do Meio Ambiente e da Defesa Civil dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Como resultado do encontro, ficou definido que cada estado fará um inventário das estruturas que tem e a realização de um encontro presencial ainda no mês de novembro, reunindo representantes das Defesas Civis e Secretarias de Meio Ambiente dos quatro estados.

O objetivo do GT, explicou a secretária-executiva Micheli Petry, é trocar experiências e somar esforços para minimizar os impactos de ocorrências climáticas. Conforme ela ainda, os governadores manifestaram o desejo de intensificar o trabalho em busca das melhores práticas e tecnologias existentes no mundo para previsão de ocorrências climáticas e captar recursos junto ao BRDE para aquisição desses equipamentos.

A secretária do Codesul de Santa Catarina, Vânia Franco, cumprimentou o trabalho da Defesa Civil no estado de Catarina, por ocasião das enchentes que afetaram o estado nos últimos dias.

“A gente quer saber o que cada Defesa Civil tem de potencial e unir as ações e organizar para que a gente possa fazer ainda melhor. Estamos fazendo bem, mas para que possamos salvar ainda mais vidas. Temos que aprender a conviver com esses fenômenos naturais e organizar as ações para que a gente possa diminuir o sofrimento das pessoas”, disse ela.

Participaram da reunião também, o coronel Luciano Chaves Boeira, secretário de estado da Casa Militar do RS e coordenador da Defesa Civil; coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, suplente Defesa Civil RS; major Fernando Augusto de Meirelles Almeida, suplente Defesa Civil RS; Diego Polacchini Carrillo, da Secretaria de Meio Ambiente do RS; Diogo Fernando Heck, da Secretaria de Meio Ambiente do RS; ViniciusConstante, Coordenadoria de Meio Ambiente de SC; coronel Cesar Assumpção, Defesa Civil de Santa Catarina; Frederico Ruldof, Defesa Civil de SC; Flavio André Cecchini Deppe, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar); Cesar Augustus Assis Beneti, Simepar/PR; coronel Fernando Raimundo Schunig, Defesa Civil do Paraná; capitão Anderson Gomes das Neves, Defesa Civil do Paraná; capitão Maxwelbe de Moura Fé, Defesa Civil do Mato Grosso do Sul e tenente-Coronel Rafael de Andrade Farias, Defesa Civil do MS.