SAN

Secretário da Pesca manifesta preocupação com possíveis importações de tilápia de outros países

O Secretário de estado de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, manifestou a preocupação de Santa Catarina com possíveis importações de tilápia de outros países. A observação ocorreu durante o “Encontro Nacional de Gestores da Pesca e Aquicultura” que está sendo realizado essa semana em Brasília. A assessoria técnica da Secretaria de Articulação Nacional (SAN) acompanhou o secretário na agenda.

“Destaquei para o ministro da Pesca, André de Paula, que se fosse confirmada pelo Ministério, essa ação poderia comprometer toda a cadeia de produção do pescado em Santa Catarina e no Brasil. Além de maior produtor de ostras e mexilhões, Santa Catarina é o quarto maior produtor de tilápia no Brasil”, enfatizou.

O secretário Tiago Frigo ainda solicitou apoio do ministro André de Paula em relação as propostas cadastradas no sistema do Ministério da Pesca para aquisição de tratores, visando ampliar a produção da pesca profissional artesanal; e máquinas e equipamentos para atender os aquicultores.

“Temos 30% das embarcações pesqueiras no Brasil e somos destaque na pesca e aquicultura nacional. Por isso, a importância da aprovação desses projetos”, lembrou Frigo.

Na segunda-feira, 23, durante o evento realizado no próprio auditório do Ministério da Pesca, o secretário ainda solicitou a liberação de recursos para os aquicultores e pescadores de Santa Catarina que sofreram com as consequências das intensas chuvas de outubro. Levantamento aponta que 219 estabelecimentos sofreram prejuízos.

Entre os impactos para o setor destacam-se o transbordamento e rompimento de viveiros e de açudes, que resultaram na perda da produção e em danos estruturais; grandes volumes de deságues de água doce dos rios nas baías, que afetaram a produção de mexilhões e impediu a saída das embarcações de pesca para o alto mar.

“Tivemos um prejuízo estimado de mais de R$ 3 milhões de reais e conseguimos entregar pessoalmente para o ministro as solicitações de Santa Catarina”, ressalta o secretário Frigo.

Foto: Paky Rodrigues/MPA