SAN

Projeto para melhorar internet no campo em SC é tema de reunião em Brasília com a participação da SAN

A secretária de Articulação Nacional Vânia Franco participou na  quinta-feira (10), junto com o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett, de uma reunião com o secretário de telecomunicações Maximiliano Martinhão, no Ministério das Comunicações, em Brasília. A Secretaria de Articulação Nacional que intermediou a agenda.

O tema trazido pelo secretário faz parte de um projeto que está sendo coordenado pela SCTI, em parceria com as secretarias de Agricultura e Planejamento, com o objetivo de melhorar a conectividade na área rural e fornecer internet com mais qualidade no campo em Santa Catarina.

O secretário Fett explicou que não há internet em muitas localidades do estado, o que prejudica o desenvolvimento. Foram apresentadas algumas alternativas de soluções para atender cada região, conforme as peculiaridades de cada uma.

O secretário Fett solicitou acesso a um programa federal que disponibilize recursos para que o governo do estado possa fornecer Internet via satélite para os produtores rurais. “A pedido do Governador Jorginho Mello temos este projeto como prioridade, incluído no programa aceleração da inovação que a SCTI está implementando, visando a nova economia. O agronegócio é um dos pilares da economia catarinense e precisamos fomentar condições pra mais desenvolvimento e competitividade”, destacou Fett.

Maximiliano falou que este assunto está alinhado com a prioridade do governo federal e mostrou interesse em formar parceria para fortalecer o projeto. “Vamos elaborar um workshop no mês de setembro para falar sobre como podemos apoiar iniciativas como esta que envolve inclusão digital em Santa Catarina”, concluiu.