SAN

Estudante catarinense participa de cerimônia e recebe prêmio de 13 mil reais por poesia em concurso do FNDE

A estudante catarinense Gabriele Michele Carvalho dos Santos, de 13 anos, recebeu nesta quinta-feira (18) do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) o prêmio de 13 mil reais. Ela foi a vencedora da Região Sul, do concurso de poesias “Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”.

Aluna do 8º ano da Escola Estadual São João Batista, no município de Capivari de Baixo, no Sul do estado, Grabriele participou da cerimônia na sede do FNDE em Brasília e recebeu o cheque. Com os demais adolescentes, representantes das outras regiões do país, ela teve sua poesia declamada. Além da estudante, estiveram presentes a mãe dela, Jaciara Carvalho de Oliveira, a professora Fabíola Cechinel, e ainda a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, a deputada federal Daniela Reinehr e a presidente do FNDE Fernanda Pacobahyba.

Para conquistar o prêmio, Gabriele participou com estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) das redes públicas de todo o país, que selecionou as 10 melhores poesias sobre o tema – duas de cada região. Os primeiros colocados de cada região, além de levar o valor em dinheiro, terão suas poesias impressas nas quartas capas dos livros didáticos do PNLD 2024. “Vou guardar o dinheiro do prêmio para a faculdade e fazer um intercâmbio”, conta Gabriele.

A comissão avaliadora do concurso levou em conta cinco critérios para selecionar as melhores poesias de cada região: Criatividade, Contextualização, Harmonia Estética (ritmo, rima, métrica), Autenticidade e Expressividade.

Veja a poesia da estudante catarinense:

Nas trilhas da liberdade

Através das lentes da história,

Observamos memórias de nossos 200 anos trilhados.

Caminhos de muita luta e resistência,

por seu povo heroico serão sempre lembrados.

Pelas curvas da estrada, nas escalas da jornada,

ecoaram no Ipiranga, valentes gritos de liberdade,

pedindo, com espadas em punho, a soberania almejada.

Após grande feito, o brasil foi então buscar sua unidade.

Minorias de antigamente, sufocadas e escravizadas,

hoje soltam suas vozes, em tom de alteridade.

Já não podem mais serem silenciadas,

neste caldeirão de culturas, borbulha a diversidade.

Levanta tua caneta, ó jovem brasileiro, que a liberdade de expressão te torne um estudante gentil, saibas que esse país também é teu por inteiro,

vá buscar o teu futuro, na pátria amada, brasil!