DNIT diz que após mais de 10 anos, obra de contorno ferroviário pode ser retomada em São Francisco do Sul

Por determinação do governador Jorginho Mello, os secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins e de Articulação Nacional Vânia Franco estiveram na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Brasília-DF nesta quarta-feira (17). O objetivo do encontro com o analista Jean Carlo Trevisolo de Souza foi levantar informações e retomar as discussões sobre as obras de contorno ferroviário em São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Joinville, que estão paradas há aproximadamente 10 anos.

Durante a conversa, o analista do DNIT que o processo em São Francisco do Sul está avançado e que é visto como prioridade. Para 2023 há 53 milhões de reais empenhados para a obra, e a licença ambiental necessária para a retomada dos trabalhos foi expedida pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) neste ano. As informações animaram os secretários.

Na reunião que durou mais de uma hora, foram discutidas também as situações dos contornos de Jaraguá do Sul e Joinville. De acordo com o analista do DNIT Jean Carlo, existe grande possibilidade também da retomada dessas obras, já que o Ministério dos Transportes anunciou que 20 bilhões de reais serão repassados ao DNIT para conclusão de obras.