Santa Catarina discute com Ministério dos Portos e Aeroportos duplicação da pista do aeroporto de Navegantes e novo acesso ao local

A convite do senador Esperidião Amin, o Governo de Santa Catarina, representado pelos secretários de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins e de Articulação Nacional, Vânia Franco, participou da reunião com o ministro de Portos e Aeroportos do Governo Federal Márcio França.

Da esquerda para a direita: o senador Esperidião Amin, a secretária da SAN SC Vânia Franco e o ministro Márcio França

O encontro, que foi na Câmara dos Deputados, na liderança do Governo, contou também com representantes do Fórum Parlamentar Catarinense. Como a presidente, a deputada Carol de Toni, e o deputado Jorge Goetten. Ainda estavam presentes o prefeito de Navegantes Libardoni Fronza, o procurador do Estado de Santa Catarina, Fernando Filgueiras, além de técnicos do setor aeroportuário, e dos governos federal e estadual.

O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade da duplicação da pista do aeroporto de Navegantes e ainda um novo acesso ao local. O argumento dos parlamentares é de que Santa Catarina precisa de um aeroporto de cargas e o de Navegantes seria excelente opção para esta finalidade. Além disso, foi citado também o potencial turístico da região, citando a cidade de Balneário Camboriú e o Parque Beto Carrero World.

Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC Beto Martins

O ministro Márcio França afirmou que vai providenciar uma audiência com a CCR (concessionária responsável pelo aeroporto) para falar sobre a segunda pista para aviões de cargas. A empresa, segundo o prefeito de Navegantes Libardoni Fronza, já fez contato com o município para realizar um projeto que desenvolveu que permitiria mais pousos e decolagens.

Já no que diz respeito a um novo acesso ao local, a ideia é de que haja investimento da União, do Estado e ainda da cidade de Navegantes.