Jorginho Mello fecha acordo para que Exército faça ponte provisória entre Itapema e Porto Belo

O governador Jorginho Mello (PL) esteve reunido nesta terça-feira (21), em Brasília, com o chefe do departamento de engenharia e construção (DEC) do Exército Brasileiro, General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, para solicitar apoio para a montagem de uma ponte provisória sobre o Rio Perequê, entre as cidades de Itapema e Porto Belo.

O assunto havia sido tratado nesta segunda-feira (20) entre o deputado estadual Emerson Stein (MDB) e representantes de Porto Belo, Itapema, da Defesa Civil estadual e do Instituto do Meio Ambiente em uma reunião com o governador. De imediato, Jorginho foi a Brasília e obteve resposta sinal positivo do apoio do exército.

Foto: Exército Brasileiro

A partir disso, técnicos da 5ª região do exército, responsável por Santa Catarina, irão ao local para fazer a vistoria. A ponte provisória pode ficar instalada no máximo durante seis meses na região, até a construção de uma nova definitiva. Com isso, o tráfego, que hoje está totalmente fechado na região, será liberado no sistema siga e pare. A prefeitura de Itapema chegou a decretar situação de emergência devido a condição da ponte.

No encontro com o Exército Brasileiro, o governador Jorginho Mello entregou formalmente um pedido de urgência para a construção da ponte provisória, formulado pelo secretário da Proteção e Defesa Civil Coronel Armando. A reunião contou com a presença da secretária-geral de Governo Danieli Porporatti e da secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, que deve acompanhar junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, o avanço do processo.