Secretaria da Saúde, SAN e INFRAERO retomam discussão em Brasília sobre maternidade Darcy Vargas de Joinville

Na semana em que completa dois anos de funcionamento no prédio da INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em Joinville, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Saúde acompanhada da Secretaria Articulação Nacional, retoma a discussão sobre a aquisição permanente do imóvel com a Infraero.

Em plena pandemia da Covid-19, em 2020, a Infraero cedeu o prédio temporariamente ao Governo para a segurança de mães e bebês. Como o local precisava de manutenção e instalação de equipamentos, começou a funcionar de fato só após investimento de 800 mil reais (600 mil do Governo do Estado e 200 mil da prefeitura de Joinville), e abriu as portas no dia 18 de fevereiro de 2021.

Na época, a negociação foi feita pelo então senador e hoje governador do Estado Jorginho Mello. O imóvel iria a leilão mas, devido à urgência do pleito pela utilização do espaço, a venda foi suspensa e o prédio permaneceria cedido enquanto houvesse pandemia, e enquanto estivesse em vigor o estado de calamidade pública.

Desde então, o local se tornou essencial para a cidade. Hoje, a maternidade tem média de 509 partos por mês. Em 2022, aproximadamente 6100 crianças nasceram no Darcy Vargas, que conta com UTI Neonatal, e foi utilizada por 290 bebês no ano passado.

No período, a Infraero se mostrou disposta a vender o imóvel ao Estado. Porém, na gestão do antigo Governo as negociações frearam. Mas, foram retomadas na última semana em Brasília-DF, na sede do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), onde a secretária de Saúde Carmen Zanotto cumpria agenda e recebeu a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco, o assessor especial da Infraero Solimar Wichrowski, além de integrantes das duas Secretarias. Eles discutiram as medidas legais a serem tomadas para a aquisição permanente do imóvel. A secretária de Saúde vai analisar tecnicamente e financeiramente a situação do prédio.