SAN

Equipes da SED e SAN vão ao FNDE buscar autorização de uso de recursos que podem atender mais de 20 municípios

Santa Catarina tem aproximadamente 80 milhões de reais em caixa referentes a nove convênios com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Boa parte do valor é remanescente de obras já concluídas, ou seja, antigas gestões concluíram o serviço sem usar a totalidade do dinheiro disponível.

Entretanto, como esse valor já foi liberado e destinado a Santa Catarina, uma equipe da Secretaria de Educação, por determinação do secretário Aristides Cimadon, acompanhada da equipe da Secretaria de Articulação Nacional foram à sede do FNDE, em Brasília, para pleitear o uso desse recurso. A ideia é aplicá-lo para a compra de equipamentos e mobiliário para cerca de 50 centros educacionais em mais de 20 municípios.

A reunião durou mais de uma hora e meia. Além dos representantes de Santa Catarina, participaram também a presidente do FNDE Fernanda Pacobahyba e seus assessores. Foram esclarecidos os caminhos burocráticos para que o Estado faça uso dessa verba e não tenha que devolver o valor. As equipes catarinenses saíram do encontro animadas com a possibilidade de usar o dinheiro em prol da educação do Estado.

Ficou definido que a SED deve protocolar novos pedidos para conseguir a autorização do uso desse saldo remanescente em breve. Houve a promessa por parte da equipe do FNDE em dar celeridade ao processo.