SAN E DEFESA CIVIL DISCUTEM AÇÕES PARA SC COM MINISTRO DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL APÓS DESASTRES

(FOTO: Dênio Simões/MIDR)

Os secretários de Estado da SAN (Secretaria de Articulação Nacional) Vânia Franco e da Defesa Civil de Santa Catarina Coronel Armando Schroeder, e assessores das respectivas pastas, se reuniram por quase três horas no MIDR (Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional) com o ministro Waldez Góes, e com secretários nacional de Proteção e Defesa Civil, de Segurança Hídrica, além de diretores das áreas.

Os principais assuntos discutidos com o ministro Waldez Góes foram a respeito das recentes chuvas que deixaram 21 municípios afetados no Estado. E ainda, desde o último mês de novembro, 80 cidades em estado de emergência. Os secretários de Santa Catarina trataram do andamento das propostas que estão em análise na Defesa Civil para ajudar na reconstrução de pontes, ruas e avenidas, e limpeza de municípios, o Ministério ainda vai avaliar os pedidos. Durante a reunião também foi discutida a prevenção de desastres e a segurança hídrica estadual.

O secretário da Defesa Civil Cel. Armando demonstrou preocupação a respeito das condições das barragens distribuídas pelo estado. Leonardo Góes, responsável pela Secretaria de Segurança Hídrica do MIDR se comprometeu a enviar técnicos, a partir de um pedido formal de Santa Catarina, para avaliar a situação e se necessário, pleitear recursos federais para possíveis ações de prevenção e segurança. E ainda o preparo de pessoal para atendimento de possíveis emergências. Além disso, representantes da Defesa Civil estadual foram convidados a participar no fim de março de um treinamento para planos de contingência.

A SAN também solicitou olhar especial para a forte seca que assola a região Oeste e que atinge principalmente os suinocultores e avicultores que costumam ter prejuízos enormes por causa da falta d’água.

1 COMENTÁRIO

Os comentários estão fechados.