DEPOIS DE SEMANA INTENSA DE REUNIÕES EM SC, VÂNIA FRANCO ASSUME SAN EM BRASÍLIA

A secretária executiva de Articulação Nacional Vânia Franco assumiu o gabinete da pasta direto de Brasília-DF nesta segunda-feira (9). Ela já tinha sido empossada pelo governador Jorginho Mello no último dia 1º junto com 22 outros secretários.

Mas, aproveitou a primeira semana do ano para fazer várias reuniões em Florianópolis com o próprio governador. Além dele, Vânia Franco se encontrou também com representantes de outra secretarias.

Na capital federal, Vânia Franco conversou individualmente com cada um dos assessores de gabinete. A nova secretária vive em Brasília-DF há 27 anos.

Antes de assumir uma secretaria pelo governo estadual pela primeira vez, ela atuou como conselheira tutelar na cidade de Tupanciretã no Rio Grande do Sul, em 1993. Foi secretária municipal de Assistência Social da mesma cidade, em 1994. Em 1996, em Brasília, chefiou o gabinete da região do Alto Paranaíba-MG, do deputado federal Silas Brasileiro. Reconhecida pela habilidade em atuar fortemente no Congresso, foi chamada no ano de 2006 para ser assessora técnica no setor cafeeiro e agrícola do então deputado federal e atual presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Carlos Melles.

Em 2011 foi nomeada chefe de gabinete do então deputado, hoje governador, Jorginho Mello. Ainda chefiou o gabinete de Jorginho no Senado Federal. Está alinhada com o atual chefe do executivo catarinense, já que trabalha com ele há 12 anos. A nova secretária disse estar preparada para missão e entusiasmada para trabalhar, “Vamos fazer com que nossa Santa Catarina tenha ótima relação com os demais estados do país, com a União e o Congresso Nacional. E, consequentemente trazer benefícios aos catarinenses ao lado do governador!”, afirmou Vânia.

A secretária executiva de Articulação Nacional é formada em Gestão Pública pela UNIP (Universidade Paulista – Brasília). Fez especialização em Processo Legislativo e Orçamentário pelo CEFOR (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados), e ainda especialização em Tramitação Legislativa pela mesma instituição e pelo ILB (Instituto Legislativo Brasileiro).