Home arrow Not√≠cias arrow Secret√°ria de Articula√ß√£o participa de ato que restabelece observa√ß√£o de baleais em SC
Home
A Secretaria
Secret√°rio
Orçamento da União
Di√°rio Oficial da Uni√£o
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Secretária de Articulação participa de ato que restabelece observação de baleais em SC
‚Äčato_de_restabelecer2Brasília (19/12/2018) - A secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, acompanhou a assinatura de uma portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), entre os ministros do Turismo e do Meio Ambiente, Vinicius Lummetz e Edson Duarte, respectivamente. A formalização desta terça-feira, dia 18, estabelece normas e procedimentos para o turismo embarcado de observação de baleias.

A visitação turística na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, será feita mediante autorização prévia das embarcações de empresas regularizadas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), atendendo a um pleito apresentado pelo Ministério do Turismo.

De acordo com Lourdes, Santa Catarina recebe visitantes de todo o Brasil e de outros países, tendo em vista que esta parceria é mais um caminho na busca de desenvolver o potencial turístico catarinense, responsável por 13% da riqueza do Estado. Para Lumertz, esse entendimento é uma prova de que o turismo pode ajudar e muito no desenvolvimento sustentável e nas políticas de preservação das baleias.

baleias2A portaria determina, ainda, áreas de refúgio ecológico, onde não será permitida a visitação a bordo, mesmo dentro da APA da Baleia Franca. O refúgio adicional fica situado entre as praias da Ibiraquera e Ribanceira. O documento detalha também a distância mínima de 120 metros entre as embarcações e os animais a serem observados, até meia hora de observação por animal ou grupo, posicionamento dos barcos em relação as baleias, velocidade e acionamento dos motores, tanto para a segurança dos passageiros como dos animais. Em caso de aproximação voluntária das baleias, os motores devem ser engrenados a uma distância mínima de 60 metros.

Além da portaria, também foi assinado o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (Apa) da Baleia Franca, que abrange a costa e parte do território dos municípios de Imbituba, Garopaba e Laguna.

Próxima temporada

A próxima temporada turística de observação da baleia Franca na costa catarinense está prevista para iniciar em 15 de agosto de 2019, terminando no dia 5 de dezembro, com alterações do calendário de visitação quando da ocorrência e distribuição das baleias na área. Os passeios embarcados serão realizados apenas em quatro dias da semana, com uma embarcação por vez nas baias e enseadas. Um mesmo local só poderá ser visitado duas vezes por dia com intervalo mínio de duas horas entre um passeio e outro. Nos outros três dias da semana, não haverá passeio para avistamento das baleias. O número de visitantes é limitado à capacidade da embarcação.

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional

 
< Anterior   Pr√≥ximo >
 
 

SHN Quadra 01, Bloco A, ED. Le Quartier, Salas 821 a 826 Asa Norte, Brasília - DF - CEP 70701-010

Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endere√ßo de e-mail est√° sendo protegido de spam, voc√™ precisa de Javascript habilitado para v√™-lo

Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h


 
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source