Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos
 
 

 
 
 

 

 

 

Em reunião do Conass, secretário de Saúde faz apelo ao fornecimento de medicamentos pelo MS
​conassBrasília (01/11/2018) - O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, participou da 9º assembléia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na última terça-feira, dia 30, onde abordou enfaticamente a situação do fornecimento e financiamento de medicamentos. Os insumos são comprados pelo Ministério da Saúde que, após a aquisição, repassa aos Estados. Em Santa Catarina, os casos mais preocupantes são os relacionados ao Daclatasvir 30 mg, para tratamento de hepatite C, e o Trastuzumabe (de nome comercial Herceptin), para tratamento de pacientes com câncer de mama.

“Como representante do Conass da região Sul, apelei para que haja uma ação conjunta de todos os secretários estaduais junto ao Ministério da Saúde e em parceria com o Congresso Nacional. Não há mais como voltarmos aos nossos Estados sem uma resposta quanto a isso”, frisa Casagrande.

Na ocasião, a diretora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Tereza de Lamare Franco Neto, confirmou que fará uma visita no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma, no próximo dia 14, instituição que será referência no Estado. Tereza apresentou aos participantes do Conass as diretrizes do plano de ações para o enfrentamento da mortalidade materna e infantil.

opasJá na quarta-feira, dia 31, o secretário participou da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) na Organização Pan Americana da Saúde (Opas), onde foi apresentada a resolução tripartite que dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos, à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).  A determinação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) até o fim do mês de novembro.

“Quando ocorreu a implantação da ação da saúde da família, nós tínhamos um trabalho já nessa direção, da atenção dentro da casa do paciente. Estou realizado, pois os brasileiros, ou seja, os doentes ganharão muito com isso. Em Santa Catarina, realizamos mais de 200% de cirurgias eletivas programadas para este ano. Hoje, em uma pequena região, dez mil cirurgias são executadas, dentro de um mutirão de pequenos hospitais. Esse trabalho de vocacionamento é fundamental”, comenta o secretário.

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional

 
< Anterior   Próximo >
 
Notícias dos Ministérios

 

 


servios_2
siconv  
cauc
portal_federativo 
govsc1
 conhea_brasilia
siorg
logodivirta-se
 logo_pge
 
 

 

 
   
     
Acesso Restrito

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN 2007 | Open Source Technology