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Prorrogação de prazo para finalização de obras rodoviárias é solicitado no BID
bidcapaBrasília (Publicado 01/11/2018) - Um balanço do Programa de Infraestrutura Logística executado em várias regiões de Santa Catarina foi apresentado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no dia 24 de outubro, com a presença da secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, e do secretário de Infraestrutura, Paulo França. No encontro, foi solicitada também a prorrogação de prazo para a conclusão das obras em um ano.

‚ÄčOs trabalhos iniciaram em janeiro de 2013, sendo a iniciativa financiada em partes pelo BID e executada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O objetivo estabelecido foi desenvolver a infraestrutura rodoviária de Santa Catarina com 12 obras prioritárias, entre construção, reabilitação com melhorias, implantação e pavimentação.
 
As obras nos municípios de Jaborá Ouro (65% executado), Otacílio Costa (90% executado) e Brusque (66% executado) estão em andamento.  De acordo com o engenheiro e coordenador de programas especiais da secretaria de Infraestrutura, Vitor Fonseca, dentro do prazo de prorrogação, ou seja, até o fim de 2019, os trabalhos nestas localidades estarão concluídos.
 
Vitor salientou também os motivos para o atraso do programa, como o aumento expressivo dos custos dos materiais asfálticos, o que levou as empresas a paralisar ou reduzir os serviços de pavimentação, além de questões envolvendo desapropriações. A greve dos caminhoneiros também causou danos, especialmente pela falta de insumos e o bloqueio dos equipamentos; bem como as condições climáticas diversas impedindo o trabalho durante dias.  
 
capabidAs cidades de Criciúma, Garuva, Orleans, Romelândia, Praia Grande, São Lourenço do Oeste, Passo de Torres, Rio do Campo e Painel também recebem as obras rodoviárias desde o início da implantação do programa, que teve o valor final estabelecido em R$ 367 milhões, sendo R$ 250 milhões do BID e R$ 117 milhões do Governo do Estado.
 
Para o secretário de infraestrutura, Santa Catarina é sexta economia do Brasil, também por causa da sua infraestrutura, e as obras são importantes do ponto de vista logístico.
 
“Especialmente a obra de Brusque faz parte de um complexo de ações que escoa boa parte da produção catarinense que é destinada aos portos de Navegantes e Itajaí, o porto com o maior movimento de contêineres do país”, destaca França. A consultora de transportes do BID, Karisa Ribeiro, ressaltou a posição da direção do BID, que analisa a possibilidade de prorrogação do prazo.
 
Karisa também pontuou outras condicionantes, como as mudanças administrativas tanto estadual quanto federal para a continuidade das obras. A definição deverá ser repassada ao Estado na próxima semana. O chefe de operações do BID no Brasil, Félix Pietro; além de demais especialistas e assistentes estiveram presentes na revisão do programa.
 
Douglas Saviato (SC 2662 JP)
 
Jornalista - Secretaria de Articulação Nacional
 
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