Home arrow Notícias arrow Habilitações e restabelecimento de medicamentos são cobrados ao ministro da Saúde
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Habilitações e restabelecimento de medicamentos são cobrados ao ministro da Saúde
capaBrasília (Publicado 01/01/2018) - A gerente de municípios da secretaria de Articulação Nacional, Cleusa Fritzen, representando a secretária da pasta, Lourdes Coradi Martini, esteve reunida com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, reivindicando novas habilitações e o reabastecimento de medicamentos faltantes no Estado. A agenda solicitada pela deputada federal e coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Carmen Zanotto, ocorreu no dia 24 de outubro.

As habilitações se referem a duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Itajaí, ainda pendentes de publicações de portarias. Também foram solicitadas habilitações de novas portarias em instituições nos municípios de Florianópolis, Joinville, Tubarão, Araranguá, Iporã do Oeste, Praia Grande, Lindoia do Sul, Rio do Sul, Blumenau, Nova Trento, Ibirama, Criciúma, Lages, Xanxerê, Chapecó, Sombrio, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luzema, Mafra, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Timbó, Brusque e Ibirama. O ministro garantiu que as portarias serão publicadas conforme a liberação dos recursos nas próximas semanas. 
 
corpoA comitiva também solicitou a indicação de emenda de bancada para aquisição de ambulâncias, conforme a portaria 4157, de 30 de dezembro de 2017, que teve compromisso do governo para empenho no valor de R$ 10.370 milhões. 
 
Medicamentos 
 
Destacou-se ainda o desabastecimento de medicamentos enfrentado na secretaria de Saúde. Foi cobrada do ministro uma posição dos seguintes medicamentos faltantes: Hidroxicobalamina (intoxicação por cianeto); Abacavir (HIV em crianças); Fenoximetilpenicilina potássica (doença falciforme); trastuzumab (câncer de mama); agulha para sistema de aplicação para caneta de insulina (diabete melito tipo 1); medicamentos para tratamento de hepatite C (hepatite C); Olanzapina (transtornos psiquiátricos); Riluzol (esclerose lateral amiotrófica); Tacrolimo (imonussupressão em transplante); Tocilizumabe (artrite reumatóide).
 
corpdoisA comitiva ressaltou que a falta de medicamentos está ocasionando sérios riscos aos tratamentos de pacientes de Santa Catarina, tendo em vista que a interrupção do tratamento ou demora no início das aplicações pode piorar o quadro de saúde dos pacientes e levar à progressão da doença, ocasionando até mesmo a morte. 
 
Para dar celeridade ao fornecimento dos medicamentos, uma reunião será agendada na próxima semana entre o ministério da Saúde, a secretaria de Saúde e Articulação Nacional, além do Fórum Parlamentar. 
Participaram também da audiência, o secretário Executivo, Adeilson Loureiro Cavalcante; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Marco Antônio de Araújo Fireman; ambos do Ministério da Saúde.

Douglas Saviato (SC 2662 JP)
 
Jornalista - Secretaria de Articulação Nacional
 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source