Home arrow Notícias arrow Integrantes do ICMbio apresentam plano de manejo do Parque Nacional de São Joaquim
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Integrantes do ICMbio apresentam plano de manejo do Parque Nacional de São Joaquim
dsc_1605Brasília (30/05/2018) - ​
O Parque Nacional de São Joaquim entrou em discussão em audiência realizada pelo Fórum Parlamentar Catarinense, na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira, dia 29. O diretor de criação e manejo de unidades de conservação, Paulo Carneiro, e o coordenador-geral de criação, planejamento e avaliação de unidades de conservação, Ricardo Brichado, ambos do ICMBio, apresentaram o plano de manejo do parque.

Este plano refere-se a um documento, de 55 páginas, que norteia as ações de uma Unidade de Conservação (UC). A partir deste instrumento são permitidos quais usos serão desenvolvidos no local. Além dos parlamentares, a gerente de projetos da Secretaria de Articulação Nacional, Giliane Zanchett, acompanhou a audiência representando o Governo de Santa Catarina.

De acordo com o ranking do ICMbio de 2016, o parque é o décimo mais visitado do Brasil. Somente no mirante do Morro da Igreja, foram em torno de 110 mil visitas naquele ano, o que credencia o local como um grande potencial turístico a ser explorado no Estado, caso haja um incremento de serviços para dar vazão ao turismo. Porém, o Parque Nacional de São Joaquim, criado em 1961, não possui um plano de manejo.

dsc_1553Os parlamentares colocaram em discussão, de forma prioritária, os limites do parque, atualmente com 49,8 mil hectares. Recentemente, dois projetos de lei sobre um novo refinamento dos limites do parque foram apresentados, um na Câmara dos Deputados (PL 10.082/2018) e outro no Senado Federal (PL 208/2018).

A Bancada Catarinense também levantou questionamentos em relação ao plano de manejo e às áreas ainda não desapropriadas, que somam 30%. Como os limites da unidade de conservação ainda estão em discussão, podendo ocorrer novas alterações no futuro, não estão previstas instalações de infraestrutura ou implementação de atividades de visitação nas áreas ainda não indenizadas da unidade de conversação.

Os representantes do ICMbio se dispuseram a rediscutir os limites do parque e uma nova audiência foi agendada para a próxima semana, em Brasília.

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista - Secretaria de Articulação Nacional

 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900 - FAX: (61) 3101-0933 - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source