Home arrow Not√≠cias arrow Sec. de Articula√ß√£o presente na inaugura√ß√£o da estrutura in√©dita de Defesa Civil no pa√≠s
Home
A Secretaria
Secret√°rio
Orçamento da União
Di√°rio Oficial da Uni√£o
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Sec. de Articulação presente na inauguração da estrutura inédita de Defesa Civil no país
defesaFlorianópolis (18/05/2018) - ‚Äč
A Secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, esteve presente nesta sexta-feira, dia 18, na inauguração do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), considerada uma referência para o país, e até internacional. No dia em que a Defesa Civil completa 45 anos, o governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado Rodrigo Moratelli abriram as portas da estrutura que concentra em um único local todas as setoriais do Governo, as forças de segurança e os órgãos federais de assistência humanitária que irão atuar de maneira integrada na gestão de situações adversas, reduzindo assim o tempo de resposta do Estado à sociedade. Os executivos de articulação política da secretaria, Noilton Moraes e Leonardo Freta, também estiveram presentes na inauguração.

O Centro é autossuficiente, funcionando mesmo sem energia elétrica, e foi preparado para manter a comunicação com as 20 regionais da Defesa Civil no Estado. No projeto foram utilizadas as maiores referências em gestão de crises e desastres do mundo. Os exemplos foram adaptados a características e necessidades de Santa Catarina.
lourdesExemplo nacional

O secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow, reconheceu que a estrutura inaugurada em Santa Catarina é referência para todo o Brasil. “Em matéria de prevenção a vidas humanas, nós não encontramos essa infraestrutura em nenhum outro lugar do país. O que acontece neste momento em Santa Catarina é um grande marco”, elogiou Ramlow, ao acrescentar que o modelo catarinense está entre os mais modernos e operacionais da América Latina e do mundo.

No total, foram investidos para a concretização do Cigerd R$ 44 milhões, do Pacto por Santa Catarina e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, que é destinado apenas para essa área.

govCigerds regionais

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Florianópolis irá trabalhar de forma integrada com os 20 Cigerds Regionais. Estes centros foram distribuídos pelo Estado, levando em conta localização geográfica, população e recorrência de fenômenos da natureza. Cada Centro Regional da Defesa Civil possui 160 metros quadrados em uma estrutura feita de aço galvanizado. Todos são autossuficientes. No total, foram investidos cerca de R$ 850 mil em cada estrutura.

Para todo o Estado

Depois de inaugurar o Cigerd, o governador Eduardo Pinho Moreira visitou a estrutura e pode conhecer como a sala de operações funciona. Todos os Cigerds estavam ativos e conectados ao Centro estadual. De Florianópolis, o governador cumprimentou a todos os servidores das outras localidades do Estado, parabenizou e agradeceu pelo trabalho prestado à sociedade catarinense.

‚Äč
Francieli Dalpiaz 


Jornalista - Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)

 

 
< Anterior   Pr√≥ximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endere√ßo de e-mail est√° sendo protegido de spam, voc√™ precisa de Javascript habilitado para v√™-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source