Home arrow Notícias arrow Credenciamento de associação hospitalar para instituição de ensino é acompanhado no MS
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Credenciamento de associação hospitalar para instituição de ensino é acompanhado no MS
​msBrasília (11/05/2018) – O processo de credenciamento da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira – o Hospital Regional do Oeste – para uma instituição de ensino foi pauta de uma reunião nesta sexta-feira, dia 11, no Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência, Adriana Mello Teixeira, que recebeu a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, o credenciamento de hospitais de ensino está sendo regulamentado através de uma portaria interministerial entre os ministérios da Saúde e Educação.

Esta portaria redefine as regras para que os hospitais passem a ser considerados instituições de ensino, uma forma de garantir a qualidade do aprendizado e do atendimento dos hospitais universitários. A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira entrou com um pedido para que a instituição fosse credenciada como hospital de ensino, no entanto, o pedido não foi aceito por causa do número insuficiente de residentes médicos. A associação se adequou, mas em 2015 entrou em vigor uma portaria solicitando também residentes multiprofissionais e uniprofissionais.

Os encaminhamentos foram realizados e um credenciamento foi emitido em dezembro de 2017 para programas de residência multiprofissional na linha de cuidado em oncologia (nutrição, farmácia, enfermagem e psicologia) e uniprofissional na linha de urgência e emergência para enfermagem.

No início deste ano, o hospital foi contemplado em um edital do Ministério da Saúde com o pagamento de 15 bolsas, as quais são direcionadas diretamente na conta dos residentes. Desta forma, a associação conta com todos os requisitos para o credenciamento e aguarda os encaminhamentos dos ministérios para a certificação da entidade. O processo pode ser analisado nas próximas semanas. A gerente de apoio aos municípios, Cleusa Fritzen, também esteve presente na reunião.

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional

 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900 - FAX: (61) 3101-0933 - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source