Home arrow Notícias arrow Secretaria de Articulação Nacional presente no lançamento do plano de desenvolvimento do Estado
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Secretaria de Articulação Nacional presente no lançamento do plano de desenvolvimento do Estado
​​
​florianopolis_-_plano_com_acoes_para_o_desenvolvimento_de_santa_catarina_nos_proximos_12_anos_e_apresentado_ao_governador_20180326_1235030853Florianópolis (26/03/2016) – Representando a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Caradi Martini, a servidora responsável pelo controle interno da pasta, Ivete Comunello, acompanhou o lançamento do Plano de Desenvolvimento Estratégico Santa Catarina 2030. O estudo realizado através da Secretária de Planejamento (SPG) reuniu mais de duas mil pessoas entre especialistas, representantes regionais e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para ouvir a sociedade e construir um modelo de expansão sustentável apoiado em políticas públicas eficientes.

O documento foi apresentado ao governador Eduardo Pinho Moreira nessa segunda-feira, dia 26, em evento no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Moreira destacou a relevância do estudo, exatamente num momento em que, segundo ele, desafios são impostos todos os dias. “Vivenciamos um período de muitas dificuldades, a crise econômica recente, naturalmente, provocou uma lentidão no desenvolvimento e tem nos exigido muita responsabilidade nas ações e nas decisões para retomar o crescimento”.
Bons resultados catarinenses

Moreira afirmou também que a força de trabalho e a capacidade de empreender do povo catarinense fez com que Santa Catarina enfrentasse a crise com vigor, apresentando bons resultados, como na geração de empregos, por exemplo. O governador citou que, em 2017, Santa Catarina foi o Estado brasileiro que mais abriu vagas de trabalho em termos absolutos.

“É isso que nos faz acreditar em um Estado cada vez melhor. Nossa gente é merecedora do nosso esforço em eliminar o desperdício e oferecer qualidade e eficiência nos serviços que prestamos”, enfatizou Moreira.

florianopolis_-_plano_com_acoes_para_o_desenvolvimento_de_santa_catarina_nos_proximos_12_anos_e_apresentado_ao_governador_20180326_1672838500Santa Catarina 2030

Capitaneado pela secretaria de Estado do Planejamento, o documento, com base na capacidade de produzir indicadores econômicos e sociais diferenciados, definiu como estratégia: “Descolar do Brasil e aderir ao mundo”. A meta é chegar em 2030 com índices de desenvolvimento próximos aos de países de primeiro mundo.

A construção deste caminho terá como base investimentos em inovação, diminuição das desigualdades, fortalecimento de eixos logísticos (melhorias dos sistemas de escoamento de produção, distribuição de energia elétrica, utilização de internet, entre outros) e a formulação de um novo modelo de governança pública com foco em eficiência e transparência. Sustentabilidade financeira e ambiental também estão no eixo estratégico de construção do plano.

“Temos uma meta desafiadora, mas temos os mecanismos que podem apontar a melhor direção na busca de um cenário viável e promissor”, apontou o secretário de Estado, Paulo Eli, que além da Fazenda, assumiu a SPG. “Este estudo vai nos ajudar a organizar o caminho e tomar as decisões mais corretas”, completou.

Douglas Saviato/SAN - Franciele Dalpiaz/Secom

Imagens: Jeferson Baldo/Secom

 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900 - FAX: (61) 3101-0933 - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source