Home arrow Notícias arrow Audiências discutem melhorias nos aeroportos de Joaçaba e Chapecó
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Audiências discutem melhorias nos aeroportos de Joaçaba e Chapecó
​​
dsc_0315 Brasília (20/03/2018) – 
Duas audiências na tarde dessa segunda-feira, dia 19, trataram de anteprojetos de ampliação e reforma dos aeroportos Santa Terezinha e Serafim Enoss Bertaso, de Joaçaba e Chapecó, respectivamente. O encontro ocorreu entre representantes dos municípios, da Secretaria de Infraestrutua de Santa Catarina, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Banco do Brasil e das empresas IQF e JMaluselli, responsáveis pelos anteprojetos dos empreendimentos.

Após a exposição do anteprojeto pela empresa e a discussão entre as partes envolvidas definiu-se que as melhorias no Aeroporto Santa Terezinha ocorrerão em duas etapas. Na primeira fase serão utilizados os recursos já existentes, ou seja, R$ 25 milhões oriundos de emenda parlamentar e mais R$ 1,5 milhão da Secretaria de Aviação Civil.


Com este aporte, a pista será alargada em 30 metros e receberá melhorias de infraestrutura. O local também passará por um novo e amplo serviço de drenagem e melhorias aos auxílios a navegação, incluindo balizamento, faróis rotativos e birutas. Em uma segunda etapa, entre as demais reformulações, está programada a ampliação da pista, que, atualmente, mantém os seus 1.190 metros de comprimento.  

dsc_0298Já o aeroporto de Chapecó, após discussão técnica, definiu-se que o anteprojeto será montado com o pátio dimensionado para receber aeronaves Ecoboing 737800 da categoria 4C, ou seja, aeronaves de grande porte. O intuito é transportar um número maior de passageiros. A montagem do anteprojeto não inviabilizará o transporte de cargas, caso seja necessário futuramente. Já o entrave mais significativo para a ampliação do pátio serão as desapropriações.

De acordo com o prefeito de Chapecó, Luciano José Buligon, que esteve presente na reunião, o Serafim Enoss Bertaso atende não somente a região Oeste catarinense, mas também municípios do Rio Grande do Sul e Paraná, portanto, é extremamente necessário que melhorias sejam empregadas no aeroporto, que não comporta mais tantos passageiros. A intenção também é internacionalizar o empreendimento no futuro. A gerente de projetos da secretária de Articulação Nacional, Giliane Zanchett, também esteve presente e acompanhou ambas as audiências. 

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source