Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos
 
 

 
 
 

 

 

 

​Videoconferência reforça ação nacional de recolhimento de pneus e combate ao Aedes aegypti
​
​dsc_0721Brasília (07/03/2018) - ​
Uma videoconferência nesta quarta-feira, dia 7, com as secretarias de Saúde das regiões Sul e Sudeste debateu informações sobre o calendário de ações para os próximos meses, visitas domiciliares, levantamentos entomológicos e recolhimento de pneus. A videoconferência ocorre mensalmente com todos os Estados do país e é intermediada pelo Ministério da Saúde, em Brasília.

Entre as ações que devem ser realizadas ainda neste semestre, está o Dia “D” de recolhimento de pneus na primeira semana de abril. De acordo com o coordenador das doenças do Aedes aegypti (dengue, zica e chikungunha) do Ministério da Saúde, José Brás Padilha, muitos Estados têm realizado este recolhimento, mas outros enfrentam muitas dificuldades.


“Queremos que nesta ação tenhamos uma atuação uniforme e convidamos a Reciclanip, empresa especializada na coleta e destinação de pneus inservíveis, para repassar informações sobre o descarte de pneus aos Estados”, explica. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

Santa Catarina não enfrenta problemas graves em relação ao descarte de pneus. De acordo João Augusto Fuck, da Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), as maiores dificuldades são nos municípios menores, que muitas vezes não possuem um espaço para o armazenamento ideal.

dsc_0725O Ministério da Saúde destacou também que nos dias 22 e 23 deste mês será realizada uma videoconferência temática com as secretarias de Saúde do Estado e demais órgãos do Governo Federal. O objetivo é a aproximação da saúde nas escolas, fomentando as ações contra o mosquito Aedes aegypti. De acordo com Brás, as equipes estratégicas do Ministério da Saúde irão apresentar alternativas e materiais no formato de vídeo aulas no que diz respeito ao extermínio do inseto.

Esta ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que surgiu como um indutor de políticas entre as áreas de saúde e educação, na perspectiva da prevenção, promoção, atenção e formação à saúde de crianças, adolescentes e jovens da educação básica pública.

Em relação aos números de casos e visitas domiciliares, Fuck salientou que monitorias são realizadas semanalmente e boletins quinzenais são preparados. Em 2018, Santa Catarina não possui nenhum registro de transmissão de dengue, zica ou chikungunha. Há registros apenas de casos importados, ou seja, de pessoas não moradoras do Estado.

A equipe catarinense presente na videoconferência, que também teve a participação do secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, salientou a criação do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI), em Florianópolis. Desde o início de fevereiro, o local inaugurado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) monitora os imigrantes que chegam ao Estado, sendo que entre os acompanhamentos estão às questões que envolvem a saúde do imigrante. Também esteve presente na videoconferência a gerente de apoio aos municípios da Secretaria de Articulação Nacional, Cleusa Fritzen. 

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
 
< Anterior   Próximo >
 
Notícias dos Ministérios

 

 


servios_2
siconv  
cauc
portal_federativo 
govsc1
 conhea_brasilia
siorg
logodivirta-se
 logo_pge
 
 

 

 
   
     
Acesso Restrito

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN 2007 | Open Source Technology