Home arrow Notícias arrow Comitiva busca recursos para Santa Catarina no Ministério da Saúde
Home
A Secretaria
Secretário
Orçamento da União
Diário Oficial da União
Notícias
Serviços
Licitação
Links Importantes
Download
Fotos

 

Comitiva busca recursos para Santa Catarina no Ministério da Saúde
​dsc_0501Brasília (02/03/2018) - ​
Em agenda no Ministério da Saúde nesta quinta-feira, dia 1, o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, e o secretário de Saúde do Estado, Acélio Casagrande, solicitaram apoio do Governo Federal referente à reposição de valores produzidos e comprovados no valor aproximado de R$ 200 milhões, além da incorporação no teto estadual da média e alta complexidade (MAC).

Nas reuniões realizadas entre os técnicos da Secretaria de Saúde do Estado e o Fórum Parlamentar Catarinense foi identificado que Santa Catarina aponta situações de produção muito acima do teto financeiro atualmente destinado ao Estado. De acordo com Moreira, está se lutando por um valor considerável para a saúde catarinense.


"Estamos buscando o ressarcimento dos recursos que Santa Catarina pagou em atendimento ao povo catarinense e que não foram ressarcidos pelo Governo Federal. Afinal de contas, o per capta do Rio Grande do Sul e do Paraná são superiores aos catarinenses, por isso, nós precisamos equalizar.”

No ofício entregue ao ministro frisou-se que nos últimos três anos, houve expansão de todos os serviços especializados, que vem aumentando consideravelmente a produção, especialmente, os de oncologia e cardiologia, gerando excedentes financeiros com despesas custeadas pelo Estado.

whatsapp_image_2018-03-01_at_11.46.54Para que esta demanda tenha um desfecho imediato, tendo em vista que a saúde catarinense é prioridade para o governo nos próximos meses, na próxima terça-feira, dia 6, uma reunião entre técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado está agendada. Ainda no Ministério da Saúde, o secretário tratou da finalização do bloco restante do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma.

O Hospital Materno Infantil atende todos os municípios do Sul de Santa Catarina, uma população estimada em mais de 976 mil habitantes. O bloco infantil da instituição está em funcionamento, mas o bloco materno com 2.947,61 metros quadrados está com 29% das obras realizadas. A meta é finalizar os trabalhos no segundo semestre deste ano.

A secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, também participou da audiência com o ministro da Saúde. A técnica de Secretaria de Articulação Nacional, Cleusa Fritzen, também esteve presente nos compromissos.

Douglas Saviato (SC 2662 JP)

Jornalismo – Secretaria de Articulação Nacional
 
< Anterior   Próximo >
 
 

SHIS QL 12 Conjunto 5 casa 8 - Setor de Habitações Individuais Sul - Lago Sul - Brasília/DF - CEP: 71630-255
Fone: (61) 3101-0900  - E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Horário de atendimento: dias úteis das 08h às 19h
 

Desenvolvimento - CIASC | Gestão do Conteúdo -SAN | Tecnologia - Open Source